quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Aproveitando a Barra do Jucú - Roteiros

Antiga Vila dos Pescadores, a Barra do Jucu preserva até hoje suas características de vila e o seu folclore, com as Bandas de Congo e a Festa de São Benedito.

Durante a festa, o Congo da Barra do Jucu é acompanhado pela procissão percorrendo as ruas da Vila e fincando o mastro em frente a Igreja da Glória com muita música, dança e foguetes.

A vila recebeu esse nome pois próximo à foz da rio Jucu, nos finais de tarde, a atração é a revoada das garças boiadeiras. Fazendo parte deste roteiro, além das praias belíssimas da redondeza, está a Reserva Ecológica de Jacarenema, área de preservação de restinga, manguezal, estuário e campos rupestres, que tem grande importância para a Mata Atlântica.

O balneário ficou famoso pelo movimento de surfistas, primeiros a enfrentarem o mar agitado junto ao Morro da Concha

Ônibus:
- Sanremo: Praia da Costa/ Terra Vermelha/ Araças - nº 034
- Transcol: . Barra do Jucu/ Terminal Vila Velha - n º 609.


PRAIA DA BARRINHA: Fica na margem esquerda da foz do Rio Jucu, reta e com ondas boas para o surf. A construção da Ponte da Madalena facilitou o acesso à praia através da Vila da Barra do Jucu. É aconselhável evitar a margem do Rio, onde redemoinhos enganam os banhistas A praia é considerada excelente para a pesca.

Localização: Pela estrada velha da Barra do Jucu, margeando parte da Reserva de Jacarenema ou atravessando a Ponte da Madalena na Vila Barra do Jucu.


PRAIA DO BARRÃO: Praia propícia à prática do surf, possui grande extensão de areias brancas e fofas, é reta e adornada por corais tendo o magnífico Morro da Concha ao norte. Possui calçadão e ciclovia. É ideal para a prática de Surf, Body Board e Canoagem sobre as ondas.


PRAIA DA CONCHA:
Península contornada pela pedreira que compõe o Morro da Concha. Sem ondas, com águas mansas, é a mais propícia ao mergulho, sendo utilizada para atracagem de pequenas embarcações.

Localização: Partindo da Praia do Barrão, subir o Morro da Concha, por escada até chegar à Praia da Concha.


MORRO DA CONCHA: Elevação rochosa na praia, coberta com restinga. Conta com uma estreita escada pavimentada e um corrimão em toda a sua extensão, a fim de facilitar o acesso e não prejudicar a beleza natural deste, de onde se tem uma vista panorâmica de todo o litoral do município.

Localização: Ao norte da praia do Barrão


LAGOA DE JABAETÉ: Área de preservação permanente, localiza-se nas proximidades da Barra do Jucu às margens da Rodovia do Sol. Possui uma área de 244 hectares. Sobre suas água, pequenas ilhas de arbustos flutuam e se deslocam a favor do vento. Constitui um ótimo local para a prática da atividade de pesca, banho e lazer. Passou a se chamar Parque Ecológico de Jabaeté com o Decreto Municipal N º 1980/ 82.

Localização: Acesso através da estrada Barra do Jucu/ Amarelos a cerca de 6 km


RESERVA ECOLÓGICA DE JACARENEMA: Localizada próxima a Barra do Rio Jucu, possui uma vegetação de restinga de Mata Atlântica ainda em bom estado de conservação. Rica em fauna e flora, cortada pelo rio Jucu, que deságua no mar, provocando o fenômeno das Pororocas em pequenas proporções. Excelente local para pesca, banho e passeios de barco. Possui recantos maravilhosos e escombros jesuíticos. O principal acesso à reserva é o atrativo do Balneário da Baía, próximo à Ponte da Madalena, onde o visitante pode desfrutar de uma belíssima paisagem de todo o rio Jucu, podendo também observar a revoada das garças nos finais de tarde, um belíssimo espetáculo da natureza. Toda a reserva ecológica de Jacarenema é conhecida como Reserva Ecológica Estadual de Jacarenema, conforme Decreto Municipal N º 056/83.

Localização: através da Ponte da Madalena.


IGREJA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA: Localiza-se na Barra do Jucu e foi construída entre 1900 e 1913. Edificada em alvenaria de pedra, a igreja recebeu cobertura de telhas em duas águas, sendo mais alta na nave principal, dotada de forração de madeira e piso de ladrilho cerâmico.

Localização: Praça Pedro dos Santos Valadares, Barra do Jucu


IGREJA DE SÃO PEDRO: Edificada em alvenaria de pedra, em estilo gótico, em 1950. Esta Igreja é atualmente mantida por uma Comunidade Eclesial de base.

Localização: Barra do Jucu


PONTE DA MADALENA: Seu nome é em homenagem a Banda de Congo da Barra do Jucu, que ficou famosa pela música Madalena. A ponte sobre o rio Jucu foi construída em 1896 sobre grossas vigas de madeira, recebendo periodicamente serviços de manutenção. É o novo portão de entrada para a reserva Ecológica de Jacarenema, que guarda uma rica diversidade de vegetação nativa da restinga costeira, específica do Espírito Santo.


GALERIA DE ARTE KLÉBER GALVÊAS: galeria de propriedade do renomado Kleber Galveas que expõe suas obras, telas, móveis de fabricação própria e outros trabalhos do mesmo, além dos trabalhos de outros artistas.

Localização: Rua Antenor Pinto Carneiro, 66.

Horário de Visitação: Segunda-feira à Sábado de 8 às 18 horas

Nenhum comentário: